quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Doce retorno...



A paciência é amarga, mas seu fruto é doce !
Rousseau

Bom dia Sofázeiros de plantão! Será que ainda tem alguém tirando um cochilo no nosso Sofá??!!!

Estou aqui, muito feliz, para dizer que o Sofá está de volta!!! Sim! Como disse a frase inicial... esperar...ter paciência...é difícil... mais, o resultado sempre adoça a vida!

Meu marido me presenteou com uma nova câmera fotografia! Estou grata, pois, com ela o blog está no ar de novo! Quanto ao ladrão da outra máquina, o que se sabe é que o mundo dá umas voltas tão grandes.... hoje por cima...amanhã...

Deixemos de lado a tristeza, quase cogitei cancelar o blog, afinal, não acho honroso deixar um blog no ar, e ficar, uma, duas semanas sem postar... mas, agora tudo vai se resolver!

E comemorando estas alegrias, tinha que ser artesanato..bem fofo...e bem doce! As fotos ainda são do celular, mas, nas próximas postagens teremos fotos da nova câmera.

Hoje vou falar de cupcake de feltros...como aprendi fazer, e quais estão disponíveis para venda!




Bom, em 2011 quando fiz meu primeiro curso de artesanato, vi na loja uma bandeja do tipo de chá da tarde, cheia de cupcake de feltro lindos! A moda deste doce acabava de chegar ao Brasil. Eu sempre pensava em reproduzir, e acabava ficando para depois. Eis que semana passada vi uma aula em um blog que gosto muito, e resolvi fazer os meus cupcakes... mas, como nunca consigo seguir um só passo-a-passo, peguei um pouco daqui um pouco dali...e criei os meus.

Se você quiser pode encomendar os seus pelo driksribeiro@gmail.com, ou veja as dicas dos sites que usei como referência, e crie seu próprio cupcake.



  • Os moldes são todos em círculos, 5 no total.:

      1. Para o bolinho é um circulo de 16 cm de diâmetro (um prato de sobremesa)- recorte o feltro da cor que deseja o bolinho, eu uso marrom escuro ou branco.
      2. Para forminha é um circulo de 15,5 cm de diâmetro - recorte dois feltros de cores diferentes, normalmente um deles tem a mesma cor do bolinho.
      3. Para o morango é um circulo de 10 cm de diâmetro- recorte em tecido, e depois corte ao meio, cada circulo dá dois morangos. Eu preferi fazer o morango em tecido, porque já tem os poás que lembram as sementinhas do morango.
      4. Para o chantili é um circulo de 9,5 cm de diâmetro-  recorte em feltro branco, e siga os passos que menciono abaixo.
      5. Para base da forminha é um circulo de 7 cm de diâmetro- recorte em algum papelão ou papel duro, eu colo no centro do circulo da forminha, e colo em cima o bolinho, ou seja, este circulo só mantem firme a base da forminha.
    • Você vai precisar de feltro, tecido, papelão, fitinhas de cetim, florzinhas de cetim, essência, cola quente, enchimento, linha e agulha.

    • A primeira aula que me inspirou foi do blog Casa Corpo e Cia, aqui. Usei principalmente a medida do bolinho de cupcake, perfeita a dica de usar um prato de sobremesa, dá exatamente 16cm de diametros, lá também ensina como encher e costurar o bolinho. Usei a aula de como fazer os morangos também deste site, aqui, nossa, achei muito fácil de fazer estes morangos, eu que não gosto de costurar, achei uma delícia fazer os moranguinhos.

    • Como queria fazer as forminhas de feltro, achei esta aula aqui do Vila Mulher. Fiz uma leve adaptação, ao invés de franzir a forminha com linha, eu franzo colando com a cola quente.

    • O chantili aprendi pegando uma imagem do Atelie Mundo da Lua. É só recortar um circulo de feltro branco, ir dobrando, ao meio, depois mais uma vez ao meio, cortar não até o fim no meio das laterais, e no meio da dobradura, quando abrir terá um circulo com oito fatias, como uma pizza, cada fatia deverá ser arredondada, e depois é só ir passando a linha como um fuxiquinho, como a foto do Atelie demonstra.


    • O rolinho doce, que são reprodução daquele canudinhos doces, para sorvete e doces, não achei aula, mas, basta enrolar um pedaço de feltro para o recheio, ou de rosa para morango ou marrom escuro para chocolate, e cortar uma tira fina de feltro cru ou marrom escuro, e colar em volta deste rolinho, como um espiral.

    • A inspiração também veio de imagens do Google, que acabam dando ideias que fui adaptando, basta colocar Confeitaria ou Cupcake de feltro, que aparece muita coisa.

    • Os cupcakes são agulheiros ou alfineteiros, mas, como eu coloquei essencia de morango e de chocolate, os que estou vendendo são também saches para perfumar armário e carro.

    • E pensei em deixar mais refinado, por isso, coloquei nestas caixinhas, que comprei são embalagens de plastico para cupcake de verdade, que comprei em loja de festas. Apliquei a fita com cola quente em volta, e apliquei um laço duplo da mesma fita e finalizei com uma pedra de strass. 

    Espero que tenham gostado do post de retorno.

    Bjuxxx criativos

    2 comentários:

    Varal das Artes disse...

    Aihh que doçura esse post Dri!! rs
    adorei. Fiquei apaixonada pela idéia das embalagens. ficaram muito charmosas. Parabéns minha linda. Um beijo
    Karin Montone

    Dri Ribeiro disse...

    Karin...que delícia, um elogio seu é um orgulho! Obrigada! bjuxxx