terça-feira, 14 de maio de 2013

Filme: Eu tu eles

"Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar, eu me lembro bem
Fico querendo sentir o seu cheiro
É daquele jeito que ela tem"

(Esperando na janela- Gilberto Gil)

Olá especiais sentados no Nosso Sofá!

Vamos curtir o filme da semana!?

Fazia um tempo que não aparecia filme nacional por aqui... eis, que por acaso, passou um filme na Fox, e mesmo sendo de alguns anos, descobri que nunca assisti! Como assim, fiquei inconformada, e depois que assisti, vi que o filme é bom!

Filme: Eu tu eles

Ano: 2000

Nacionalidade: Brasileira

Gênero: Comédia





Para assistir com: sozinho, cônjuge

Como cheguei neste filme: Como comentei, lembro deste filme quando lançou, a música virou uma febre! Não devo ter assistido quando lançou, porque não era uma época que eu assistia muito filme... Não sei porque não assisti depois. Estes dias por acaso assisti na Fox, aliás, ainda deve estar em exibição no canal.

Sinopse: Darlene (Regina Casé), grávida e solteira, vai embora da sua região e retorna três anos depois ao trabalho pesado dos canaviais no nordeste brasileiro com Dimas, seu filho. Logo que Osias (Lima Duarte), um homem mais velho e orgulhoso de sua casa ter sido construída por ele, lhe propõe casamento Darlene aceita. Ele se aposenta, enquanto ela continua trabalhando duro nos canaviais e em poucos anos nasce um segundo filho, muito mais escuro que Osias. Então ele leva Zezinho (Stênio Garcia), seu primo que é quase da sua idade além de ser um bom cozinheiro, para morar com ele. Darlene fica feliz com a chegada de Zezinho e logo nasce outra criança, esta bastante parecida com Zezinho. Pouco tempo depois Darlene convida Ciro (Luiz Carlos Vasconcelos), que trabalha com ela nos canaviais e não tem onde dormir, para jantar. Zezinho é contra, mas Osias diz que a casa é dele e que o recém-chegado é bem vindo e pode dormir lá. Ciro acaba morando lá, mas a chegada de outro filho, desta vez parecido com Ciro, obriga Osias em tomar uma decisão.

Trailer:


 Porque assistir: A história em si até que é boa, mas, o mais bonito do filme é a fotografia... é o olhar para o cenário brasileiro. Isto mesmo, o filme mostra muito a realidade do Brasil, do Brasil do tempo em que meus pais eram jovens, e de muitos brasileiros até hoje. Confesso que em uma recente  viagem ao interior da Bahia, vi muitas paisagens como as do filme, e muitas pessoas que pareciam os próprios personagens.

Aliás, o filme é baseado na história real de uma mulher que era casada com 3 maridos.

Então, não é um filme para quem adora uma tecnologia, um filme 3D... é um filme para reaver memórias...para sorrir... para refletir sobre as misérias humanas!

Durante todo filme lembrei do meu pai falando da sua infância...do pé no chão, da comida farta, "que fartava", do trabalho na roça. Lembrei também da minha sogra falando do seu trabalho na roça.

Uns acham que não, outros fingem que não, mas, é o retrato da nossa história, todos, de forma ou de outra está ligada a este cenário árido.

No mais, fiquei "chocada" com a Regina Casé novinha, novinha....

Algumas cenas rendem boas risadas. O espetacular Lima Duarte mostra todo seu talento como ator. E Stênio Garcia cria toda uma empatia com o público, com seu personagem jocoso.















Um filme nacional que vale a pipoca!

Espero que os sofazeiros que não tenham assistido, tenham a oportunidade de assistir!

Bjuxxx cinéfilos 

Nenhum comentário: