terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Combo: Jogos Vorazes

Olá especiais sentados no nosso Sofá!

E hoje continuamos na Saga dos Jogos Vorazes! Hoje falaremos dos livros... trechos preferidos...

Para quem perdeu, no post anterior falamos do filme, e dos esmaltes baseados nos Jogos Vorazes, para conferir, clique aqui.

Como comentei, assisti o filme no final do ano passado, e quando fiquei sem entender nada com o final, fui pesquisar, e descobrir que o filme tratava-se da adaptação de um livro, e que este livro tinha sequencia. Tive que comprar para ler, porque queria muito entender o restante da história.

Já disse aqui no blog, que adoro ler, e desde que aprendi a ler minha primeira palavra, já estava mergulhada em historinhas....

O único problema é... quando termino de ler um livro, principalmente sagas...trilogias... fico órfã... me apego tantos aos personagens que quando acaba fico vazia sem eles, sem ter o que ler a respeito deles. Costumo dizer que sofro uma "especie de síndrome do ninho vazio". A síndrome do ninho vazio é quando os filhos crescem e deixam a casa da mãe, e a esta mãe fica sozinha e sem ter uma função clara, ficando triste e perdida. Então tenho a síndrome da prateleira vazia quando acabo de ler um livro. Estou assim, saudosa da Katniss e do Peeta, que me desculpe os demais personagens. Só resta esperar o segundo filme  em novembro.

Bom, os livros podem ser comprados sozinhos ou em combo, o lugar mais barato que encontrei o combo foi na Saraiva online.

A leitura é muito prazerosa e o conteúdo não é tão denso, então li cada livro em dois dias mais ou menos.

Vamos conferir cada um dos livros?


Para ler trecho dos livros, clique aqui, e selecione o livro.

A autora é Suzanne Collins, que escrevia para um canal infantil, e quando pensou nos livros jogos vorazes, baseou a história em guerras, reality shows, e o mito de Teseu e Minotauro.

Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Autora: Suzanne Collins
Lançado em: 2008 (Brasil 2010)
Editora: Rocco
Páginas: 400
Sinopse:"Em um futuro onde a pobreza e a fome estão em praticamente todo lugar, uma vez por ano, 24 jovens tem que se enfrentar numa arena até a morte para divertir aqueles que assistem o combate pela televisão. Bem vindo aos Jogos Vorazes, e que a sorte esteja sempre a seu favor!
A narrativa conta a história de Katniss Everdeen, de dezesseis anos, que vive num país pós-apocalíptico chamado Panem, onde costumavam ser os Estados Unidos e onde poderosos governantes detém o poder em uma cidade central chamada de Capital.
No livro, os Jogos Vorazes são um evento anual transmitidos pela televisão, onde os governantes da Capital sorteiam um menino e uma menina de cada distrito para lutar até a morte numa arena, com apenas um sobrevivente. Os Jogos foram criados depois que o Distrito 13 se revoltou contra a Capital. Para provar que nem mesmo as crianças estão acima do poder da Capital, os governantes jogaram bombas tóxicas no Distrito 13, que foi extinto e desde então todos os distritos são obrigados a dar duas de suas crianças para lutarem na arena, sob ameaça de terem também os distritos destruídos pelo poder inquestionável da Capital.
Acompanhando a história, você descobrirá como Katniss se tornou uma tributa dos Jogos, como ela irá enfrentar todos os desafios da arena, contra os outros 23 tributos e como ela vai lidar com emoções como o medo, a fome e a dor, além da surpresa de se deparar com algo nunca visto na arena: o amor. "

Falei um pouco do primeiro livro quando comentei o filme. Neste livro podemos conhecer a história de Panem como a Capital conta, entendemos um pouco da arena dos Jogos Vorazes. Conhecemos um pouco da relação de Katniss com Gale, e com Peeta. Conhecemos um pouco da preparação para os jogos, e de como o mecanismo BBB dos jogos acontecem. Acompanhamos uma Katniss menina se transformando em uma mulher.

É um dos meu preferidos da trilogia. E a frase que mais gosto é: "Pessoas gentis conseguem se instalar dentro de mim e criar raízes." (Katniss)

E lógico que adoro a passagem que fala de esmalte: "...pintando chamas em minhas vinte unhas aparadas com perfeição." (página 132). Infelizmente no filme só vemos a bela maquiagem e vestimenta, e não conseguimos ver a tal unha, mas, se for para imaginar como seria, seria algo como a talentosa Chloe do Chloe"s Nails fez aqui:

Em chamas (Catching Fire)
Autora: Suzanne Collins
Lançado em: 2009 (Brasil 2011)
Editora: Rocco
Páginas: 416
Sinopse:"Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens que lutam até a morte, transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem." 

Pois é, Katniss achou que estava livre, mas, se vê cada vez mais envolvida com os jogos vorazes. Os sentimento com relação aos rapazes, ficam cada vez mais confusos. E suas preocupações com sua mãe e irmã só aumentam. A personalidade de Haymitch (o mentor de Katniss e Peeta) fica um pouco mais clara, e conhecemos seu lado além da bebedeira. O ódio pelo presidente Snow só faz crescer. E a admiração por Cinna (o estilista) só aumenta.

Frases preferidas: "Você não fez mal as pessoas, você deu uma oportunidade a elas. Elas só precisam ser corajosas o suficiente para agarrar esta oportunidade." (Gale)

"Se você morrer, e eu continuar vivo, acaba a vida para mim no Distrito 12. Você é toda a minha vida." (Peeta)

A esperança (Mockingjay)
Autora: Suzanne Collins
Lançado em: 2010 (Brasil 2011)
Editora: Rocco
Páginas: 424 e Epílogo
Sinopse: "Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do “thriller”, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança."

É meu livro preferido dos três. Somente a capa que decepciona... não sei tem algo que me incomoda na capa, não condiz!

Neste livro a luta é mais emocional e psicológica do que física. A personalidade e história dos personagens ficam mais claras, e nos emocionam por várias vezes. 

Um jogo de mentiras, um desejo de confiar, mas, desconfiando, não tem como não remeter para as nossa próprias situações de vida, em que estamos sempre na defensiva, afinal, os seres humanos são seres complicados.

Há "muita baixas" neste livro, algumas que nem prevíamos.  O final é com situações que desejava, mais acontece de forma surpreendente.

O epílogo é ótimo, gostei bastante, deu uma amarração final para história, sem decepcionar os leitores.

Frases Preferidas: 
"Acho que Peeta tinha certa razão quando disse que poderíamos destruir uns aos outros e deixar que outras especies decentes assumissem o planeta. Porque há algo significantemente errado significantemente com uma criatura que sacrifica as vidas de seus filhos para resolver suas diferenças." (Katniss)

"E assim por diante. Lacramos as páginas  com sal marinho e promessas de viver bem para que as mortes tenham valido a pena." (Katniss)

E as três frase finais, que não posso escrever aqui, porque senão que não leu, vai entender tudo antes de ter o prazer de acompanhar toda esta história voraz!

É isto pessoal, para quem não conhece, vale a pena, para quem conhece, que tenham tido imrpessões semelhantes a minha, no sentido de que vale a leitura de cada página desta história.

Bjuxxx leitores.



Nenhum comentário: