quinta-feira, 17 de maio de 2012

Delicinha de inverno chegando



Olá especiais sentados e encolhidinhos de frio no Nosso Sofá!

No verão tentamos dieta e pouca roupa, no inverno comida e muita roupa.

São estações que refletem estado de espírito diferente. Enquanto o verão vende a ideia de alegria, de tudo pode, de manter o corpo enxuto, o inverno vem com a propaganda de comer muito, ficar juntinho de quem amamos, de preguicinha.

Se eu assistisse a propaganda do verão e do inverno, compraria os dois. Acho que a vida precisa deste ciclo das estações tão distintas.

Mas, como disse no post  dos lenços, adoro a elegância do inverno. E faltam pouco para ele começar, tá certo que o frio começou no outono.

E temos tanto o que fazer no inverno. Vou tricotar com vocês a respeito do que é bom no inverno, as vezes pode ser algo novo para ser adotado por vocês, ou algo conhecido, para recordar bons momentos.


Não preciso nem falar que no inverno nos vestimos em camadas, feito cebola, tudo para nos mantermos aquecidos, o que muitos se esquecem é que nossos animaizinhos sentem frio também, alguns com pelos mais longo sentem menos, mas, sentem, então é bom providenciar uma roupa quentinha para nosso pet, e manter uma cobertinha para ele dormir. No inverno eles, assim como nós, comem mais, então não se esqueçam de abastecer mais vezes o potinho de ração. Olha nosso mascote Nino no inverno de 2011:

E não é porque está frio que não temos passeios à fazer. Que tal dar um pulinho em Atibaia e aproveitar a festa das Flores eMorango em agosto?
Delícia de passeio para comer coisas invernais, e para apreciar a beleza.
E para quem está com um dinheiro guardado, a pedida é Monte Verde-MG ou Campos do Jordão- SP. Tem coisa melhor que comer chocolate com gosto de chocolate de verdade? Ou tomar um vinhozinho nas noites geladas? Imperdível mesmo são os rodízios de fondue, a primeira vista o preço parece salgado, mas, quando consumimos percebemos que vale cada centavo, os rodízios costumam serem fartos e saborosos.

 Imagem de Campos do Jordão - Google Imagem

Não tem como fugir do assunto gastronômico, inverno nos apetece a comer mais. Não podemos  passar ser nossa tradicional feijoada, que para quem tem dotes culinários pode ser preparada em casa, ou para quem quer comer sem ter trabalho é só procurar um bom restaurante para saborear este prato bem brasileiro. Aqui em Campinas gosto muito da feijoada da Casa Rio , quando quero dançar, beber e comer bem, e  Cantina do Zuza quando só quero saborear a feijoada.

E o fondue tem sido presença garantida no Brasil. E porque não receber os amigos ou familiares em casa para saborear um fondue.
 É super prático de fazer, até para quem não tem dotes culinários. Só precisa de dois réchauds de fondue, mais prático do que lavar o do salgado para servir o doce. Quando preparamos aqui em casa, a visita trás um réchaud. A dica do fondue salgado é, o de queijo dá para comprar no mercado semi-pronto, na hora do preparo passar o alho no fundo da panelinha, e preparar o fondue pronto com vinho branco, e mais algum queijo para dar sabor, e para molhar o pão italiano que é mais firme.

Para quem não é muito fã de fondue de queijo, uma ideia é fazer uma sopa de queijo, e servir no Pão Italiano, ou dos minis para porção individual, ou no grande para a pessoa ir se servindo. A receitinha que eu uso é do Cyber Cook, super saborosa, aqui.

O fondue de carne é o que dá um pouco mais de trabalho, como normalmente não temos aquela chapinha usada em restaurante, aqui em casa, cortamos carne vermelha, calabresa e frango em fatias pequenas, fritamos no fogão, e servimos com os molhinhos para os convidados se servirem a vontade. Para quem tem panela elétrica, pode coloca-la na mesa e ir fritando na hora.

 Os molhinhos campeões aqui de casa são: requeijão e ervas, morango (o contraste da carne com doce é incrível), mostarda, alho, rose, no site de Mulher de Classe tem algumas receitinhas, aqui.
O molho de alho, é uma receitinha ótima até para comer só com pão, ou para passar no pão e colocar para tostar na churrasqueira, ele rende muito, então separe uns 3 ou 4 vidros esterilizados para acomodar. A receitinha do Molho de Alho: 2 xícaras (chá) de leite, 4 dentes de alho, sala a gosto, pimenta do reino a gosto, bata tudo no liquidificador, e vá acrescentando óleo até dar ponto de maionese, cerca de 1 litro a 1 e ½ de óleo, e pronto.

Já o fondue doce é o mais prático, basta derreter o chocolate na panelinha de fondue, acrescentar creme de leite e conhaque. As frutas que tem mais saída são os morangos, uva, banana e mexerica (acreditem fica incrível o azedinho com o doce). O chocolate tem que ser de boa qualidade, senão, o chocolate queima e não fica com consistência de trufa, o que não funciona mesmo é o hidrogenado. O ideal é usar metade ao leite e metade amargo, aqui em casa usamos aqueles pacotes de chocolate em formato de moedas, que compramos bem barato em loja de atacado de doces.

Para acompanhar um belo vinho, e para quem não bebe, água é a pedida, para limpar o paladar para tantas delicias gastronômicas.
E quem disse que esta comida toda tem que ficar acumulada no corpo, e esperar o verão para malhar? Caminha pela manhã, no período do sol é uma ótima atividade para o inverno. E o Pilates que sempre falo aqui, como a atividade ocorre em sala fechada, não sofremos com o frio, e os fisioterapeutas estão atentos com as possíveis lesões que podem ocorrer durante o inverno, e aplicam atividades adequadas para época.

Outra atividade física é dançar, e dançar quadrilha então, melhor ainda. No inverno começam as festas juninas e julinas, adorooooo! Outra ocasião para comer as comidas típicas brasileiras, fazer aquela produção bacana e aproveitar muito. Fora as quadrilhas dos “peperruchos”. Tem coisa mais coruja do que achar o máximo o filho ou a filha dançando quadrilha com o primeiro par da sua vida?

Aliás, o inverno não é ótimo para dormirmos juntinhos com quem amamos? Marido, namorado, filhos... todo mundo amontoadinho e quentinhos.
E para finalizar nosso papo de inverno, não tem como deixar de falar dos nossos queridinhos, os esmaltes, as cores começam a ficar mais sóbrias, escuras, mas, lindas também.

Então vamos curtir este friozinho bom, com muito hidrante corporal e de rosto para não agredir a pele. Tomando muito chá e sopa de noite para esquentar a barriguinha. Abraçando muito, no frio podemos e queremos muitos abraços.

Bjuxxx gelados

Um comentário:

Mariana Afonso disse...

Ah eu não gosto de jeito algum de frio ... mesmo com suas dicas ÓTEMAS, vou continuar não gostando ..hehehe.
Beijos.