sexta-feira, 23 de março de 2012

Dez lugares no Brasil que valem a visita

Olá especiais sentados no Nosso Sofá! Preparados para embarcarem em uma viagem no Nosso Sofá?
Pois é, quando comecei o blog novo, a Karin do Varal da Artes, responsável pelo andamento do blog, me disse “Escreva sobre o que gosta, se identifica...”, tanto que, no layout do blog entrou tudo que mais valorizo na vida.

E, VIAGEM, com certeza é um dos meus amores, seja viagem de 1h ou de 10h! Adoro descobrir lugares, pessoas, comidas, costumes, hotéis e pousadas, enfim, tudo que faz parte de uma boa viagem. Felizmente, e não casualmente, meu marido é um viajante assim como eu, ele viaja por trabalho e por paixão, é um ser inquieto como eu. Ele anda perdendo um pouco do olhar de inquietude e surpresa pelo fato de ter visto muita coisa neste Brasilzão, mas, conserva o mesmo espírito aventureiro, e principalmente companheiro, e sempre tenta satisfazer meus pequenos/grandes sonhos. Por isso que digo que não é casual, creio que quando entramos em um relacionamento, temos que ter afinidades, e focos semelhantes.

Hoje em dia viajar para qualquer lugar é algo muito acessível, temos sites de compras coletivas, sites de reserva com desconto (amo o Booking), várias opções de companhias aéreas, ou seja, tem viagem para todos os gostos, basta querer conhecer.
Em outro post, falarei um pouco de algumas sugestões mais profundas de lugares que já conheci, e de como viajar, e neste post, listarei os 10 lugares brasileiros imperdíveis, na minha singela opinião. Meus amigos sempre pedem recomendações, e percebi, que talvez outras pessoas se interessem por estas dicas. Foi difícil selecionar uma foto por local, então, tem lugar que mereceu mais foto.

Alguns lugares ainda são “meu sonho de consumo” não concretizado, mas, listo eles porque ouvi comentários maravilhosos a respeito, e opinião de amigos.
É importante dizer, que tem lugares que vemos na internet e que almejamos conhecer porque nas fotos são paradisíacos e tal, mas, foto sempre ajuda, as vezes um estado se resume a um ponto somente, e nada mais. O lugar ganha meu coração se tiver a natureza preservada, bom atendimento, comida típica, pousadas aconchegantes, vida noturna ou diurna diferenciada, tudo isto junto ou dois itens pelo menos.

Ressalto que as fotos são do meu arquivo pessoal, com algumas exceções que vou destacar, portanto, em algumas aparece eu e meu marido (que vai ter que perdoar a exposição em que o coloquei!rs).

Dito tudo isto, vamos a lista dos 10 lugares Brasileiros que valem a pena conhecer:
1-      Estado: São Paulo
Cidade: São Sebastião Local: Maresisas
Gostei: De percorrer a estrada principal que permeia a região e apreciar a Mata Atlântica, e ter acesso a praias praticamente desertas como Toc-toc, Praia Branca, Praia Preta, basta seguir as placas. Nas ruas estreitas da praia de Mareias descobre-se restaurantes deliciosos. Pra os jovens e ávidos por baladas, a noite de Maresias é frenética, aliás, este é um porém, se a intenção e dormir cedo nas pousadas, porque o som invade a cidade.




2-      Estado: Minas Gerais Não consegui escolher uma só cidade em Minas, amo este Estado acolhedor.
Cidades: Monte Verde
Gostei: Bom, Monte-Verde é o perfeito lugar para casais e família. Passeio deliciosos em meio a natureza, pousada aconchegantes, culinária deliciosa com direito a fondue, vinho e chocolate. Preparem-se para gastar um dinheirinho extra, as lembrancinhas, passeios e restaurantes tem um preço salgado, mas o lugar é delicioso. A cidade é muito limpa e organizada. De noite faz um friozinho de Serra, e durante o dia é possível desfrutar de piscinas cobertas dos hotéis. O local é romance puro.

Cidades:  Bueno Brandão
Gostei: Conhecida como a cidade das cachoeiras. Não sou de voltar várias vezes no mesmo lugar, pois, sou da opinião de que temos conhecer vários lugares, mas Bueno tem meu coração, e voltarei muitas vezes. O custo da viagem para esta cidade não é alto, de São Paulo é possível ir de carro, as pousadas tem preços acessíveis, e é possível ir de carro para  as cachoeiras. A comida é típica mineira no fogão a lenha, adoro! São 30 cachoeiras, tem cachoeira para banha, para trilha, para observar, para todos os gostos e comoções.

3-      Estado: Bahia
 Cidade: Itacaré
Gostei:  Sou mais que suspeita para falar de Itacaré, foi o local que escolhi para minha lua-de-mel.  Quando pousei em Ilheus fiquei receosa, afinal, Ilheus infelizmente está degradada, mas, seguindo de carro para Itacaré, na estrada já percebi a beleza que me esperava.  O local é ótimo para casais e solteiros. Não diria para família com criança porque não tem muita estrutura infantil. As pousadas são deliciosas, o povo acolhedor, e a natureza super preservada. Praias lindas, e possibilidade de passeio na cidade e em municípios vizinhos como mergulho na Península de Maraú, rafting no Rio de Contas em Taboquinha, Trilhas, Cachoeiras, Arvorismo. A praia mais bela é Itacarezinho, vista de cima já é bela, e na praia mesmo a vista é de tirar o fôlego. A noite em Itacaré é agitada na rua principal próximo as pousadas, com ferinha, restaurante, e tudo que um bom turista gosta.

4-      Estado: Rio Grande do Norte
Cidade : Natal Local: Praia de Pipa
Gostei:  Confesso que sempre quis conhecer a praia de Pipa, mas, depois que conheci, fiquei sabendo que existem lugares mais belos. Não que tenha me decepcionado, mas, quando idealizamos muito um lugar, dificilmente ele alcançara nossas expectativas. Enfim, Praia do Pipa é sim linda, mas, achei o custo do local muito alto. As dunas que cercam são incríveis, mas, algumas já estão fechadas por conta do risco de degradação.

5-      Estado: Santa Catarina  
Cidade:Balneário Camboriú
Gostei: Infelizmente minha passagem por Camboriú foi breve, pretendo retornar com calma e conhecer atentamente o lugar. Do pouco que conheci posso dizer, nunca estive em um lugar com pessoas tão educadas no transito, educadas para receber o turista, enfim, educadas! A cidade brilha de limpa. As praias são belas. Os hotéis têm preços ótimos, e qualidade excelente. Local para passear em família, de casal ou solteiro. A noite de Camboriú promete com bares e baladas. Os passeios ficam por conta do Parque Unipraias e o Cristo.

 6-      Estado: Ceará
Cidade: Canoa Quebrada e Águas Belas
Gostei: Foi difícil escolher os melhor lugar do Ceará, assim como da Bahia e de Minas Gerais, mas, escolhi Canoa Quebrada e Águas Belas. Poderia escolher também, a capital Fortaleza que é maravilhosa em estrutura, e Jericoacoara que é um município que ainda está nos meus sonhos, ainda esta na lista dos à conhecer.  Bem, Canoa Quebrada é um  município com ótimas pousadas e hotéis, com preço acessível, vários passeios,  destaque para Duna do Pôr-do-Sol, e ótima vida noturna na rua conhecida como Hollywood. Em Água Belas temos acesso á natureza nua e crua como costumo dizer, um lugar paradisíaco e pouco explorado pelo homem, ocorre o encontro do rio com o mar, permitindo um mergulho delicioso nas piscinas naturais. Destaque para a comida do Ceará, com muito peixe e frutos do mar, delícia!












7-      Estado: Rio Grande do Sul  
Cidade: Canela e Gramado – Serra Gaúcha
Quero conhecer: Porque em se tratando de Sul do País já imagino a hospitalidade e educação de sua população. Para fazer o passeio de Maria-Fumaça. Para observar os belos jardins. Para comer muito e bem, tomar vinho, café colonial, me agarrar nos chocolates. Para ficar elegante em um belo casaco em um friozinho bom.
Imagem da Internet

8-      Estado: Maranhão
Cidade:Barreirinhas  local: Lençois Maranhense
Quero conhecer: Esta meu marido me deve, ele esteve sozinho à trabalho, e disse que o lugar é um espetáculo, e realmente as fotos dizem tudo. O passeio se faz em um dia, normalmente as pessoas se hospedam em São Luiz, e fazem o passeio em Barrerinhas. As dunas e água cristalina dos Lençois são daquelas visões que nos fazem crer em Deus e sua magnitude.









9-      Estado: Amazonas
 Cidade: Manaus e rios
Quero conhecer: Este é outro estado que meu marido esteve só. Acho difícil que ele me acompanhe, afinal, ele passou mal bocados nos rios do Amazonas, mas, é exatamente estes rios que quero conhecer. Ver a natureza nua e crua, os animais silvestres. E como boa turista, fazer um mergulho com os botos. E depois de tudo isto, retornar para Capital Manaus, e conhecer seu belo teatro, e sua agitada vida noturna.
Imagem da Internet
10-   Estado: Pernambuco
 Cidade: Arquipélago de Fernando de Noronha
Quero conhecer: Meu marido conhece praticamente todo o estado de Pernambuco, mas, eis meu trunfo, ele não conhece Fernando de Noronha, ou seja, quando chegarmos lá, será novidade para ambos. Estamos deixando esta viagem para depois que conhecermos o máximo de lugares possíveis. Esta foi uma grande dica de uma turista bem viajada que conhecemos. Ela não explicou muita coisa, se é porque o lugar é tão lindo que depois que se conhece fica com os olhos viciados, ou por qual motivo. O mistério ficou no ar, mas, achamos mesmo melhor ser uma viagem mais tardia. Sei que vira e mexe abro as fotos da internet e fico admirando, afinal, a natureza é o que me encanta nas viagens, a forma que ela é preservada. Não preciso dizer muito de lá, acho que muitas pessoas ambicionam conhecer este paraíso.  Algumas pessoas criticam a taxa de preservação cobrada para acessar o arquipelado, eu sou super a favor, se for para preservar, deve ser cobrado mesmo, de certa forma coíbe ações destrutivas.
Imagem da Internet

E aê animado para viajar? Se preparem para outras viagens aqui no blog!

Bjuxxx viajados

Nenhum comentário: