terça-feira, 9 de outubro de 2012

Livro - Sugestão para o dia das crianças

Ilustração Avelino Guedes.
Olá meus visitantes especiais! Afofados no Sofá?

Hoje tem post novo....sobre livros! Como mencionei recentemente, quero tricotar por aqui mais sobre filmes, livros, receitas.... e lógico continuaremos com nossos esmaltes, esmaltações, artesanatos!

E esta sema o post sobre livros tem que ser voltado para um público muito especial, as crianças. Eu poderia discorrer sobre inúmeros livros infantis, adoro, e tenho contato com muitos.

Os livros sempre tiveram um papel fundamental na minha vida, e isto graças aos meus pais. Meus pais não tem um estudo acadêmico formal, mas, a intuição deles, permitiu que eu e minha irmã pequena tivéssemos contato com a leitura desde pequena, seja com gibis (tínhamos até assinatura), seja com livros, nós amávamos aquela coleção da Disney, de livrinhos e fitas cassetes.

Minha infância não foi abastada financeiramente, mas, meus pais nunca nos privou de ter lazer, assistir teatrinho, passeio no bosque, livrinhos, e uma ótima alimentação.

Assim, acho um ótimo presente para crianças um livro! Olha este bebê lendo no youtube, aqui

Vou falar de dois livros em especiais que sou apaixonada.

O primeiro livro é recomendado para crianças já alfabetizadas, será muito mais interessante a própria criança ler, e detectar os erros (propositais) de português do livro A verdadeira história de chapeuzinho vermelho, dos autores: Agnese Baruzzi e Sandro Natalini.

O livro é cheio de estímulos visuais, com tecido, figuras que movimentam. A história é bem original também.

Na livraria Saraiva o preço é R$ 44,00.

O segundo livro de hoje, é o fofo Terapia do Conto- Para curar o coração, da Paula Furtado, e ilustração maravilhosa de: Carol Juste.

O livro aborda temas complexo, de forma acessível para crianças, como o medo, luto, divorcio, ciúmes entre irmãos, não aceitação do corpo, adoção... Por isso, é voltado para crianças acima dos 5 anos, que estão mais desenvolvidas, e começam a questionar estes assuntos.

A figuras são linda como já falei, cada micro-história do livro é simbolizado por um animalzinho, que tem aqueles olhos redondos e grandes, fofos.

As histórias são tocantes, e eu confesso que chorei em uma.  Podem ser lidas pela própria criança, ou pelo adulto para elas.

O preço na Livraria Saraiva é R$35,90.

Eu lembro de uma vez que comprei um livro para dar de presente à um menino em seu aniversário, meu marido falou que eu estava louca, que criança gostava mesmo era de brinquedo. Tá confesso que brinquedo anima qualquer criança, mas, meu marido ficou de “boca aberta” ao ver a alegria do menino com seu livro.

O sucesso do livro para uma criança está na escolha adequada. Quanto menor a criança, mais figuras e palavras repetidas (que os pais leem) tiver, maior o interesse. Conforme vão crescendo as crianças gostam de sons e movimentos associados á história. As crianças tem a fase de querer livrinhos relacionados aos seus personagens preferidos. E conforme vão se desenvolvendo, aprendendo o papel das letras, vão se identificando com livros que tenham textos.

Como eu queria ter a possibilidade de ter um espaço na minha infância como Saraiva ou Fnac... mesmo “grandinha” eu entro na área de livros infantis e fico alucinada. Esta é uma boa pedida, dar a oportunidade da criança escolher seu livro, lógico que cabe aos pais direcionar, mas, as crianças adoram poder demonstrar do que gostam.

Espero que tenham gostado das dicas, e se empolguem com o mundo mágico dos livros!

Logo, logo volto com mais sugestões de leitura.
Bjuxxx 

Nenhum comentário: