quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Scrapbook é uma arte de amor (O prazer recente)

Não tem outra palavra para se descrever scrapbook do que amor, é com amor que se faz, é com amor que se presenteia.

Para começar deixa-me explicar o que é scrapbook, pois, algumas pessoas ainda não conhecem. Scrapbooking é uma tendência mundial em se tratando de artesanato em papel e é a arte de criar álbuns que contam a suas histórias, registrando assim suas memórias, através do uso de fotos, papéis decorados, enfeites e o que sua imaginação mandar. Fonte: http://www.scrapbookbrasil.com/

 Infelizmente os materiais como folhas e adesivos específicos para este tipo de arte ainda é muito caro aqui no Brasil, mas, dá para improvisar também, com outros papeis, rendas, fitas, flores, unindo materiais mais caros e outros mais acessíveis.
Nos filmes e seriados americanos assistimos bastante os personagens criando álbuns para presentear, para registrar suas lembranças. No filme “Legalmente Loira 2” tem um álbum de scrapbook que me marcou bastante, que será dado à personagem principal em sua despedida de solteira.

Ingressei no mundo do scrap por meio da internet, pesquisando aqui, ali, descobri pessoas apaixonadas por scrap e que faziam trabalhos incríveis. Foi então que pensei  “é isto que quero fazer de presente de 30 anos para minha irmã mais velha!”.

Procurei a Casa das Artes em Campinas, e fiz algumas aulas com a professora Roseni, que domina muito a técnica, entre outras artes que sabe fazer. A Rose me deu dicas preciosas, forneceu a base, mas, o mundo do scrap é infinito, com criatividade se exprime de várias maneiras a idéia, e utiliza materiais nunca imaginados.

Desde então já fiz álbuns, porta-retratos, quadros, cartões, e vou mostrando aqui no blog um pouco de cada tipo. Eu acabei me aperfeiçoando na parte de fotografia do scrapbook, mas o scrapbook é uma arte em papel com infinidade de utilizações. Meus projetos ainda são “nível básico”, as artesãs de scraps, criam coisas inacreditáveis.

Hoje quero mostrar um pouco do álbum da Mel, sei que ela não vai se importar de virarmos algumas páginas do seu álbum (por isso peguei páginas que não tinha fotos dos amigos dela).

E para realizar esta arte, tem que se analisar as fotos, a personalidade dos envolvidos, e assim, entramos em uma história, em um conto de fadas, e vivemos por alguns instantes tudo que se passou na fotografia.

A capa do álbum é primordial, é a porta de entrada, pode ser toda feita manualmente ou como esta da Mel que comprei o álbum pronto, e personalizei com os papeis de scrapbook dentro do contexto do álbum, e nas cores preferidas da presenteada.

As páginas seguem o que se pretende contar, o álbum pode ser de um evento especifico (casamento, aniversário, nascimento...) ou de conjunto de eventos (história de namoro ou de casamento,história dos pais, fotos de amigos, dos filhos...), neste álbum contei a história dos 30 anos da Mel, então, tentei reunir as pessoas e coisas da preferência dela. Vou colocar somente algumas fotos da páginas para vocês verem, porque fiz muitas páginas, eu não conseguia parar quando revelei várias fotos dela, mas, no scrap as fotos tem que “casar” entre si e com o papel, então tive “eliminar” algumas fotos.

Estas duas páginas são complementares, como este albúm não foi feito com saquinho, as páginas cobinavam em pares... Vejam com o papel combina com a roupa, com o cabelo... tudo bem "casado", este projeto ficou bem vintage, e lindo, está certo que a modelo é linda!


Estas páginas são do dia do meu casamento, a Mel foi uma das minhas florista (minha irmã mais nova também foi), e a pequena de branco é minha prima Vitória que foi a daminha. Novamente as cores do papel e elementos que compõe o projeto combinam com o vestido lilás.

Está é minha página preferida... é meio filosófica... e conta com a ajuda da beleza do Rio de Janeiro... as cores dos papeís combinam com o mar e a areia.

Esta página é uma grande brincadeira com o pink, e a bonequinha remete á um dos hobbys da Mel, ballet.

O final é um resumo de tudo, é realmente o fechamento, e nada melhor do que um bilhete ou uma carta, no caso da Mel escrevi uma carta, como ela diz  “carta de chorar”.

E aê? Animados para ingressar na arte do scrapbook? Ou para separar fotos para um scrapbook para surpreender alguém? Estou a disposição!

Para as que desejam colocar suas habilidades em prática, tem várias lojas que vendem material de scrapbook online, eu nunca comprei, sempre compro na Casa das Artes de Campinas - http://www.casadaarte.com.br/nossas_lojas.htm que tem muita variedade, mas, que não tem um preço tão acessível se comparado com as lojas gringas,  só que ainda tem preço melhor que a Arte Papie do Shopping Iguatemi  - http://www.artepapie.com.br .


+++Bjuxxx cheio de histórias, fotos e amor

3 comentários:

Fonoaudióloga Miriam Coelho disse...

Amei!! Parabéns!!

Varal das Artes disse...

Parabéns minha linda !! tudo lindo.
quem sabe algum dia me aventuro nessa arte tb!? rs
Um beijo
Karin Montone

Melissa disse...

Além do mimo que foi ser presenteada com este álbum, agora estou me sentindo uma modelo fotográfica, rs!!!!
Dri, amei!!!!!
bj bj bj
Mel